Laudos de Engenharia

Elaboramos diversos tipos de laudos de engenharia, confira nossa especialidade!

1. Laudo de Manifestações patológicas

– O que é?

É um Laudo Técnico de Engenharia que descreve e analisa todas os problemas patológicos existentes no imóvel.  Também pode ser contratado em condomínios com problemas de garantia com construtoras, aqueles que ainda estão dentro do prazo de garantia determinado por lei.

– Quem pode contratar?

Construtoras, Incorporadoras, Administradoras de Condomínios, Síndicos e Proprietários de imóveis.

– Qual objetivo?

O objetivo deste laudo é identificar as manifestações patológicas existentes no imóvel, bem como o estudo da causa, análise dos aspectos construtivos e de segurança da edificação podendo propor correções e mostrando de forma técnica as prioridades de reparo de cada manifestação existente.

2. Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança

– O que é?

Essa vistoria ocorre quando novas obras são planejadas, para tanto, a construtora contrata este tipo de laudo para verificar o estado de conservação dos imóveis vizinhos a obra. No laudo é apresentado todo o imóvel vizinho e caso existam anomalias elas serão apontadas.

– Quem pode contratar?

Construtores e Proprietários ou responsáveis por imóveis vizinho a nova obra.

– Qual objetivo?

O principal objetivo deste laudo é atuar de forma preventiva garantindo as responsabilidades do proprietário do imóvel e da nova obra.

3. Laudo de recebimento/entrega de obra

– O que é?

O laudo de recebimento pode ser contratado pela gestão do condomínio, a fim de registrar o estado que a nova obra está sendo entregue aos condôminos. Já o laudo de entrega pode ser contratado pela construtora realizando o registro de como foram entregues ao condomínio os sistemas existentes.

– Quem pode contratar?

Construtora, Administradora de Condomínios e Proprietários ou responsáveis pelo imóvel.

– Qual objetivo?

Atua de maneira preventiva podendo obter respaldo para futuros problemas que podem vir a acontecer nesses tipos de construção.

4. Laudo de Engenharia para processos judiciais

– O que é?

Quando um processo judicial envolve questões de engenharia (problemas construtivos em imóveis, por exemplo) um laudo técnico pode ser anexado ao processo pois facilita a interpretação do juiz podendo poupar tempo na decisão judicial.

– Quem pode contratar?

Construtores, Proprietários ou responsáveis por imóveis e Advogados.

– Qual objetivo?

Dar maior embasamento técnico ao processo.

5. Inspeção Predial

– O que é?

Todas as estruturas de concreto armado, alvenaria ou metálica devem ser inspecionadas para que continuem desempenhando as funções a que foram preconizadas em projeto. Segundo a ABNT NBR 5674/2012 uma inspeção predial é: “avaliação do estado da edificação e de suas partes constituintes, realizada para orientar as atividades de manutenção”.

Então é realizado uma vistoria da edificação para determinar suas condições técnicas, funcionais e de conservação. São apontados no laudo de Inspeção, todas os componentes do condomínio que necessitam de manutenção com a devida ordem de prioridade, de acordo com a gravidade, urgência e tendência de cada um. Realizamos inspeção de fachadas e telhados com drones, consulte-nos.

– Quem pode contratar?

Construtoras, Incorporadoras, Administradoras de Condomínios, Síndicos e Proprietários de imóveis.

– Qual objetivo?

Verificar as condições de desempenho e determinar medidas preventivas e corretivas que se fizerem necessárias para a conservação do imóvel e conforto de seus usuários.

6. Laudo de Vistoria locativa

– O que é?

É um laudo em que identifica as condições do imóvel que será locado ou será devolvido após um período de locação.

– Quem pode contratar?

Imobiliárias, Proprietários ou responsáveis por imóveis e Locatários.

– Qual objetivo?

Tem o principal objetivo de registrar as condições do imóvel a ser locado, ou devolvido, realizando relatório fotográfico de todo o imóvel (identificando pintura, portas, janelas, móveis, etc), podendo evitar futuros problemas contratuais.

7. Laudo Técnico de Reforma

– O que é?

Poucas pessoas sabem, mas toda reforma exige um responsável técnico que faça um plano de reforma e acompanhe a mesma a fim de garantir a segurança da estrutura e das pessoas que trabalham na obra. Além de ser um documento importante para a responsabilidade da reforma este laudo é uma exigência desde 2014 e é normatizado pela NBR 16280/2015 – Reformas em edificações.

– Quem pode contratar?

Imobiliárias, Proprietários ou responsáveis por imóveis e Locatários.

– Qual objetivo?

Atestar a segurança da edificação, e dos funcionários que estão trabalhando nesta reforma, além de poupar tempo e dinheiro devido ao acompanhamento do Engenheiro responsável que orienta a execução da reforma de acordo com as legislações, normas e boas práticas construtivas.