Plano de manutenção

Porque meu condomínio precisa de um PLANO DE MANUTENÇÃO?

Para garantir a vida útil dos sistemas de um condomínio (preconizadas em projeto), assim como manter o bom funcionamento dos componentes, é necessária uma gestão eficiente de todos os sistemas dentro de um condomínio, essa gestão é realizada pelo responsável do condomínio, o síndico.

Segundo a NBR 5674/2012 as edificações requerem manutenções para preservar a vida útil dos sistemas e evitar constrangimentos com manutenções caras e indesejáveis, ou seja, manutenções corretivas. Além disso não é possível caracterizar as edificações como descartáveis isso seria inviável pois traria grandes prejuízos econômicos e ambientais. Por isso as manutenções dos sistemas são tão importantes.

Para isto a NBR 5674 que teve sua última versão aprovada em 2012 a respeito de Manutenções preventivas em edificações e descrição de todos os sistemas, componentes e suas periodicidades de manutenções dentro de uma edificação com o objetivo de manter a integridade dos sistemas mantendo sua vida útil estipulada em projeto. A norma também expõe como as manutenções preventivas devem proceder, pois além de ser necessário um plano de manutenção efetivo e cumprir todas as periodicidades dos sistemas é imprescindível que essas manutenções sejam realizadas por empresas especializadas, que tenham certificações e executem os serviços com os equipamentos de segurança necessários.

De acordo com a Norma ABNT NBR 5462/1994 , o conceito de Manutenção Preventiva é definido por: “Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item”. Dessa forma todas as atividades destinadas a prevenção de falhas, panes e quebras são encaradas como Manutenção Preventiva. Exemplo: Inspeções, Reapertos, Substituição de Itens Desgastados, Limpezas, Lubrificações, Ajustes, etc.

Vale salientar que de acordo com a Lei do Sitter (ou lei dos cinco), uma manutenção preventiva custa até 5 vezes menos do que uma manutenção corretiva e o Plano de Manutenção tem o objetivo de organizar as manutenções preventivas a fim de trazer economia, conforto aos usuários e garantir a vida útil da estrutura conforme preconizada em projeto.

O objetivo do plano de manutenção é criar procedimentos de orientação ao responsável pela edificação, geralmente o sindico, para uma organização de um sistema de manutenção da edificação a fim de conservar a edificação visando manter a vida útil de projeto, ou seja, durabilidade da estrutura.

Para elaboração do Plano é necessário a realização de vistorias na edificação a fim de identificar todos os sistemas susceptíveis a manutenções. Por isso o ideal é que o plano de manutenção seja realizado após o laudo de Inspeção Predial (Você pode ler mais sobre Inspeção Predial aqui).

Até mais!!

Time LM Engenharia.

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.

×